segunda-feira, 1 de junho de 2009

Cretinagem e Informações Interessantes

Mais um avião perdeu a batalha para a força da gravidade e expôs seus tripulantes e passageiros a incrível experiência de cair alguns kilometros em velocidade de queda livre e não sobreviver para contar a história.

Claro que eu estou falando do voo 447 da Air France, que desapareceu dos radares nessa madrugada de segunda-feira.


Mal terminou a quinta temporada e os produtores de LOST já estão agilizando a última.

Aviões são como motos, parafernálhas projetadas para cair. Assim como duas rodas não são feitas para manter o equilíbrio sózinhas, toneladas de ferro pertencem ao ar tanto quanto mulheres ao volante, não é certeza de acidente, mas as probabilidades aumentam drásticamente, fato.

Mesmo sabendo que, estatísticamente, o avião é o meio de transporte mais seguro do planeta, concluí depois de profunda reflexão que há, afinal de contas, apenas dois tipos de passageiros, os que chegaram ao seu objetivo e os que cairam no meio do caminho. Eu, por sorte (ou azar para o planeta), pertenço ao grupo que chegou ao seu objetivo.. UFA!

E quem pensa que isso tudo é só tragédia está redondamente enganado. Morreram centenas, milhões serão dispensados em processos e um zilhão de famílias vão ter dor de cabeça além da perda do ente querido. Quem ganha com isso agora é nossa adorável televisão :D

O lucro vem para as mídias. Vamos ter um milhão de reportagens e quem assistir a todas vai saber absolutamente tudo sobre o avião, modelo, peso, engrenagens e funcionalidades das mais diversas rebimbocas de parafusetas. Vamos nos emocionar vendo a dor das famílias, as homenagens, as teorias conspiratórias e tudo o mais que se conseguirem espremer dessa catástr... catástrofe?


Qual a real útilidade dessa notícia? Esperar que alguem tenha visto o avião desaparecido passeando em alguma boate do interior?

>>Daqui pra baixo não tem mais piadas, pessoal<<

Morreram pouco mais de 200 pessoas, e cada um de nós acha isso uma tragédia. Mas ninguém calcula que esse número é apenas 0,1% do total de pessoas que morrem diáriamente.

Exatamente, em todo o planeta morrem em média 200.000 pessoas todos os dias, pelas mais diversas causas e motivos, de acidentes a guerras, doenças a causas naturais.

As pessoas me acham malvado, imoral e mal carater... Talvez estejam corretas em parte, mas qualquer indivíduo que compreenda a magnetude desse número vai estar um passo mais livre da atenção que as mídias querem vender. Nos fazem acreditar que sensacionalismo é só o Ratinho nos envenenando com seus lendários testes de paternidade e que a notícia "séria" é útil. Nos convencendo de que um número minúsculo colocou a espécie humana um passo mais próximo da extinção. Por que fazem parecer uma tragédia quando morre 1, uma catástrofe quando são 10 ou 200, se vão 2.000 então ficam chupando o acontecimento por um ano inteiro (e lucrando barbaridades com isso).

4 comentários:

hugo sobral disse...

Tinha um nobre no avião xD
Realmente a mídia conhece a sociedade melhor do que ela mesma.
Ela sabe exatamento o que as pessoas gostam de ver, sabe que a massa é emotiva e não racional.
e é por isso que vemos muito mais casos isolados de parricídio, quedas de avião e crianças batendo a cabeça na televisão do que fatos cotídicos e estatísticas que punem e ferem a sociedade em seu dia a dia.

lucasemmanoel disse...

Bem galera o que o P disse neste neste post é uma coisa muito séria, o que temos que pensa é que algo triste realmente ocorreu, da uma atenção ao assunto, mas não devemos nos esquecer que o mundo não é apenas uma notícia de um acidente que matou 200 pessoas, além de termos dados tristes como o que o P citou, também não podemos nos esquecer de questões éticas e que a televisão muitas vezes esquece para conseguir sua tão desejada audiência, onde fica mostrando o desespero comovente de pessoas que sofreram com tal coisas, já basta a pessoa perder o parente, ai vem a mídia e utiliza dessa dor para se promover, certo temos que entender o quanto é grande a perda de um ente querido, mas ficar usando do sofrimento dos outros para crescer é uma cosia um pouco fora das noções de ética. Bom passei par deixar esse comentário rápido... Abração a todos!!!

Michel Almeida disse...

uhul todo ácido do P de volta.

é isso aí!

Morre mais gente de câncer peniano do que de acidente de avião.

Unknown disse...

apokapokapokaopkapoka

"Morre mais vente de cancer peniano que de avião" FATO o/

Bom ver o blog de volta P

as noticias desse avião vao ficar passando por pelo menos uma semana...

o mais engraçado é na globo,ler a historia do cara que QUASE entrou no avião...

cada coisa que aparecer xD