quarta-feira, 10 de junho de 2009

Como Escrever um Livro de Auto-Ajuda

Livros de auto-ajuda vendem aos montes, todos sabem. Ouvi uma, vamos dizer, 'acusação' conspiratória de que o Governo estaria incentivando a leitura de livros de auto-ajuda por que isso deixaria a população calma, tranquila e comandável. Que fazia com que as pessoas aprendessem a superar seus estresses e que assim não se preocupariam com ruas esburacadas, escolas destruíadas e tantas falcatruas...

Conspirações a parte, vou ensinar algumas dicas importantíssimas na hora de se escrever um livro de auto-ajuda. Siga todas as instruções e você poderá tornar suas palavras de duvidosa sabedoria num best seller internacional!

1 - O Nome

Uma das coisas mais importantes não é o conteúdo ou mesmo a capa, deve ser o nome. Ele tem de ser selecionado com muita cautela, deve ser perfeitamente trabalhado para parecer não dizer coisa nenhuma e, de fato, não dizer patavinas!

Não se pode chegar com coisas diretas como "Ajude-se Sozinho a Ganhar Dinheiro", pessoas não compram livros com esse nome. Ele não deve ter absolutamente nada a ver com o livro e simplesmente não ser mencionado dentro de tal.

Você deve colocar nele uma sacada que o faça parecer uma trama de suspense e mistério, como um thriller policial, mesmo que seu conteúdo não seja minimamente emocionante.

Para o nosso exemplo, este foi o nome escolhido:

Quem foi?!?

2 - A Inspiração

Não, não estou falando de encontrar uma boa paisagem num lugar calmo que lhe inspire a escrever, estou falando de qual filme foi inspirado no seu livro. Se o seu título não teve nenhum filme inspirado nele, então não vai vender! Por sorte, essa informação não precisa ser verdadeira, basta você dizer numa nota na parte de trás do livro que ele serviu de inspiração para algum filme famoso. No caso do nosso Quem Comeu Minha Sobrancelha?, o filme que escolhemos para preencher essa lacuna foi "Um Gnomo em Nova Yorque"

3 - Escreva o que as pessoas querem ler (atrás do livro)

Seu Zé da esquina tem um carrinho de cachorro quentes e tem fé de que um dia vai expandir seus negócios e abrir uma famosa rede de lanchonetes. Isso nunca vai acontecer, Seu zé vai morrer de câncer, mas antes que isso aconteça você deve concordar com ele em seu livro e lhe roubar as esperanças dizendo que tudo é possível.

4 - Use argumentos simples

Você sabe que a sua clientela não é formada pelos empresários que você diz ter lido o livro, então não use uma linguagem complexa demais, escreva coisas simples que qualquer idiota entenda e que façam parecer ter todo o sentido. Diga por exemplo (atrás do livro, sempre), que a chave para o sucesso está dentro do livro. As pessoas geralmente acham que atingir o sucesso é fácil como abrir uma porta, então pronto.

5 - Seu livro é milagroso

As pessoas que você cita no livro, que alcançaram o sucesso, tem histórias chatas e longas, chegaram lá velhas e decrépitas, isso não é legal. Diga apenas que Seu Zé era pobre e vendia cachorro quente na esquina, leu o livro e abriu uma rede de lanchonetes, voltou a ter cabelos, potência sexual e ressuscitou três dias após a morte.

Siga direitinho estes princípios básicos e seu livro, independente do conteúdo, vai ser um grande sucesso, te rendendo milhões e milhões.

"Qualquer um pode ser Legal ...Mas Incrível leva Prática" Por deus, quem não compraria um livro com esse nome?

Com tempo e prática você vai aprender a tirar melhor proveito dessas técnicas e ainda desenvolver suas próprias!

6 comentários:

Carol... disse...

Vou escrever um livro de auto-ajuda também... o/
*--------------*

Unknown disse...

HUAHUAHUAUAUAUAHUAUAUAHAUHAUHAUHAUAUHUAAUHHUAHUAUAUHUAHUA... "quem comeu minha sobrancelha..."
eu com certeza compraria esse livro
XD
legas demais
post muito bom

@walmeidaw disse...

acho que cronicas de um menino sem braço também da um bom best seller! :D

Fayad disse...

Po veio, vo te que recomeçar meu livro =/

mas ainda bem que voce alertou xD~

ai quando sai o Quem comeu minha sombrancelha?

eu kero le *-*

o/

JLM disse...

olá

só avisando q linquei o seu post no meu blog, tá?

1 abraço

Anônimo disse...

Terrific work! This is the type of information that should be shared around the web. Shame on the search engines for not positioning this post higher!